Darcy Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis eindependentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicionemais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá serremovido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Darcy Ribeiro Academia Brasileira de Letras
Antropologia, política

Dados gerais
Nacionalidade Brasileiro
Residência Brasil

Nascimento26 de outubro de 1922
LocalMontes Claros, MG

Morte17 de fevereiro de 1997 (74 anos)
LocalBrasília, DF
CausaCâncer

Atividade
Campo(s)Antropologia, política
Alma materFESPSP
Conhecido(a) porSua atuação política e social

Darcy Ribeiro[1] (Montes Claros,26 de outubro de 1922 Brasília, 17 de fevereiro de1997) foi um antropólogo,escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Darcy Ribeiro nasceu emMontes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Filho de Reginaldo Ribeiro dos Santos e de Josefina Augusta da Silveira. Em Montes Claros fez os estudos fundamentais e secundário, no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros.1
Em 1946, forma-se em antropologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e dedica seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia (1946-1956).
Notabilizou-se fundamentalmente por trabalhos desenvolvidos nas áreas deeducação, sociologia e antropologia tendo sido, ao lado do amigo a quem admirava Anísio Teixeira, um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, elaborada no início da década de 1960, ficando também na história desta instituição por ter sido seu primeiro reitor. Redigiu o projeto, como funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961. Também foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Publicou vários livros, vários deles sobre os povos indígenas.
Darcy Ribeiro foi ministro da Educação durante Regime Parlamentarista do Governo do presidente João Goulart (18 de setembro de 1962 a 24 de janeiro de 1963) e chefe da Casa Civil entre 18 de junho de 1963 e 31 de março de 1964. Durante a ditadura militar brasileira, como muitos outros intelectuais brasileiros, teve seus direito políticos cassados e foi obrigado a se exilar, vivendo durante alguns anos no Uruguai.
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), Darcy Ribeiro, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio.
Nas eleições de 1986, Darcy foi candidato ao governo fluminense pelo PDTconcorrendo com Fernando Gabeira (então filiado